sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Eu sempre digo que o capitalismo é o verdugo do planeta. Exemplo máximo disso são as grandes corporações, controladas por umas poucas famílias que detem o poder desde séculos atrás. Empresas como Monsanto, Nestle, Pepsico, Coca Cola, Walmart, Carggil entre outras têm a pretensão de controlar tudo no mundo, principalmente a alimentação. O presidente da Nestle acha que a água, produto natural tem que ser privatizada. A Monsanto quer que seja proibido a utilização de sementes guardadas pelos agricultores. Pepsico deseja que a produção de alimentos industrializados seja feita de tal forma que somente eles teriam condições de produzí-las.
Hoje, estas famílias além de controlar estes gigantes industriais, detem em suas mãos mais poder que o mais poderoso dos governantes de mundo. Ditam as regras da OMC, leis no comércio mundial, regras na FAO, normas na agricultura de todo o mundo. E como se sabe, 80% da comida do mundo é produzida pelos pequenos agricultores que estes gigantes pantagruélicos fazem tudo para exterminar.  
Os pequenos agricultores são os mais ecologicamente corretos, preservam o solo, produzem quando não isento totalmente utilizam o mínimo de agrotoxico e fertilizantes industrializados, produzindo alimentação saudável, produzindo saúde para o homem.
Agora, uma voz de peso se levanta para dar nome aos bois. Vandana Shiva, tão sabiamente disse: "Essas empresas querem se apropriar da alimentação humana e da evolução das sementes, que são um patrimônio da humanidade e resultado de milhões de anos de evolução das espécies"

Nenhum comentário:

Postar um comentário